sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A proclamação da república

Em setembro de 1791, a Assembleia Nacional concluiu a reforma do sistema político francês com a divulgação e uma Constituição. No texto constitucional se esclarecia algumas resoluções: 
  • O poder do monarca foi subordinado à Constituição.
  • O poder foi dividido em três instituições básicas e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
  • Estabeleceu-se o voto censitário, ou seja, só podiam votar os cidadãos que tinham determinada renda.   
  • Manteve-se a escravidão nas colonias francesas, como o Haiti
  • As restrições mercantilistas e feudais foram extintas, favorecendo o livre-comércio
Com essas medidas aprovadas pelos deputados, elas demonstraram o domínio da grande burguesia nessa primeira fase da revolução. Os monarcas europeus temiam os acontecimentos que se desenrolavam na frança, temiam que a revolução pudesse chegar a seus países, acabando com o poder absoluto dos reis. Os clérigos e nobres franceses que aviam emigrado reforçavam, em seus relatos, o medo da revolução. Muitos monarcas pensaram seriamente na possibilidade de declarar guerra a frança para acaber com a revolução.
Em abril de 1792, a frança entrou em guerra com a Áustria e a Prússia. O rei e os contrarrevolucionários incentivaram a guerra acreditando que a frança seria derrotada e que eles poderiam restaurar o Antigo Regime. Diante disso, a população passou a acusar o rei e os monarquistas de traição. No dia 10 de agosto de 1792, o Palácio das Tulherias foi invadido pelos sans-culottes. O rei foi destituído e, com a sua família, preso.
A Assembleia Legislativa foi dissolvida e novas eleições foram convocadas para uma nova assembleia-chamada de Convenção. Novos grupos passavam a dominar: os jacobinos(Representavam a pequena burguesia e a classe média em Paris.)e os girondinos(Eram os republicanos moderados, que representavam os interesses da grande burguesia comercial e de nobres liberais.). Nesse mesmo tempo, o povo, chamado a defender a revoluçao, formou um exercito popular e derrotou os invasores e os partidários internos do Antigo Regime.


Feito por: Eduarda Stamford




Fontes:
  • http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1380-11038-,00.html
  • https://www.google.com.br/search?q=a+proclama%C3%A7%C3%A3o+da+republica+revolu%C3%A7ao+francesa&espv=2&biw=1024&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoA2oVChMI-_iuxsWkyAIVQqgeCh0cmwXm#tbm=isch&q=invasao+ao+palacio+das+tulherias&imgrc=5JKSV66GKJHx0M%3A
  • Livro Arariba Plus/Historia 8
  • Aulas do professor Tito Livio