quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Queda da Bastilha

    Hoje 14 de julho de 1789, ocorreu uma revolta poderosa que rebaixou o governo, a bastilha foi destruídas por revoltosos. Houve cerca de 600 a 1000 participantes no ato e houve por volta de 100 mortos e 70 feridos, os soldados não conseguiram conter a população revoltada, pelo modo de como o governo dirige o país de forma irregular, muitos afirmaram que isto pode marcar uma nova era para a frança.
    Apesar de ser uma prisão, a tomada da fortaleza tinha o objetivo de resgatar as armas que haviam lá, e também simbolizou a força que o povo tinha contra o governo do rei Luís XVI. A queda da bastilha também pode ser considerada o inicio da Revolução Francesa.

                           

  feito por: Leticia Melo
http://www.infoescola.com/revoluçãofrancesa

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O que foi a Revolução Francesa?

Revolução francesa é o nome dado para o movimento que promoveu vários acontecimentos, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, que mudou o quadro politico e social da França .
Para que ocorresse esse movimento, os principais fatores foram a desigualdade social e economia em crise, gerando fome, miséria, desemprego e insatisfação. Em 14 de julho de 1789 o povo foi as ruas e o primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha, desencadeando assim, a Queda Da Bastilha, que marcou o inicio do processo revolucionário. 


Resultado de imagem para revolução francesa

fonte: http://www.estudopratico.com.br/historia-da-revolucao-francesa/

                                       Feito por: Nicole Konig

Luís XVI é morto!!

                                                        Luís XVI é morto!!
                                 Rei foi encontrado na fronteira com a Áustria


        
       Ontem a noite o Rei Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta foram encontrados por rebeldes na fronteira com a Áustria,condenados como traidores e mortos em praça pública.
       A população tomou conta da praça da Concórdia, para ver Luís e Antonieta serem guilhotinados, e aplaudiram quando estes perderam suas próprias cabeças, nosso governo será dirigido por Maximilien Robespierre, presidente do nosso país, pelo partido dos jacobinos. Nossos sinceros desejos para que Robespierre e seu governo seja  melhor para a população francesa do que o rei Luís XVI!!!







feito por : Larissa Beltrão









O governo dos cem dias.

 


    Após Napoleão perder uma batalha contra a Russia , começou a perder poder politico da França. Então em março de 1814, Paris foi atacada por uma coligação, na qual é formada pela Russia, Prússia e Áustria. Napoleão desesperado, deixou o trono da França e se exilou na ilha de Elba, onde permaneceu por trezentos dias.
     Luis XVIII assumiu o trono da França, enquanto Napoleão estava no exilio. Após os trezentos dias, Napoleão voltou a França e reassumiu o trono, onde permaneceu por cem dias. Em 1815 a Russia, Áustria, Prússia e Inglaterra se uniram novamente e derrotaram Napoleão na batalha de Waterloo, onde morreram mais de quarenta e oito mil pessoas, na Bélgica.
    Napoleão tentou fugir, mas foi pego e mandado para a ilha de Santa Helena, no oceano Atlântico, vigiado pelos ingleses. Permaneceu na ilha até a sua morte, em 5 de maio de 1821.


  
www.infoescola.com/historia/era-napolenica/

      feito por; Beatriz Mitchell

Biografia de Napoleão Bonaparte (1769-1821)

Napoleão Bonaparte nasceu em córsega (1769),aos 10 anos seu pai o mandou para a escola militar na França onde por ser muito dedicado virou general aos 27 anos do exercito francês. Ele queria fazer com que os soldados tivessem confiança nele e venceu várias batalhas. Depois da guerra se tornou imperador (1804) No seu império criou novas leis e proibiu o comércio para Grã-bretanha. Napoleão atacou a Rússia mas perdeu a guerra e ficou "preso" na ilha de Elba. Porém fugiu e voltou para França governando mas foi derrotado novamente onde foi mandado para ilha de Santa Helena que lá morreu de velhice (1821).

Escrito por: Luisa Tabosa


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Napoleão- A última batalha do imperador ( Monsieur N ) - filme



               Napoleão- A última batalha do imperador
 ( Monsieur N ) - filme

    Conta a história do general Napoleão Bonaparte, que na época havia tentado fugir para a  América após duas derrotas , mas os ingleses o detiveram, e ele foi exilado na Ilha de  Santa Helena, no oceano atlântico. O filme mostra a época de seu exílio, havia toda uma segurança inglesa para que ele não fugisse e o tratavam como uma ameaça pública, mas, o lugar mais parecia com uma casa, porque ele tinha tudo do melhor, vinho e ainda estava com sua mulher e pessoas próximas.
    
   O filme mostra quando ele isolou ao estar doente, não deixou nenhum dos vigilantes ingleses entrarem, e eles tinham a certeza de que ele ainda estava lá por conta dos homens protegendo a entrada dos aposentos de napoleão, e lá napoleão morreu supostamente doente, lembrando que também existe a possibilidade dele ter sido envenenado,  esse filme fala desde histórias de amor no exílio até os seus dias finais e o desfecho de sua história.


Feito por: Anna Luisa Castro
Bibliografia:filme  Napoleão- A última batalha do imperador ( Monsieur),
https://www.youtube.com/watch?v=hoi2zJs2_bU&noredirect=1



Napoleão apela para o Bloqueio Continental.


Hoje no dia 21 de novembro de 1806 foi emitido pelo atual monarca Napoleão Bonaparte o decreto de Berlim. 

O decreto colocou em prática o bloqueio continental, que tem como objetivo expandir o poder político e militar francês e diminuir a influência britânica, através da não comercialização dos países da Europa com os ingleses.

Parte da população não se agradou com o decreto, já que a mesma concluiu que irá afetar a economia da nação.




Publicado por: Rebecca Vasconcelos

Fontes: 

http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/08/revolucao-francesa-foi-causada-pela.html

Livro Araribá Plus

domingo, 23 de agosto de 2015

A coroação que poderá mudar a história da França

2 de dezembro de 1802

Hoje mais cedo, na coroação do novo imperador, Napoleão Bonaparte, um ato de rebeldia foi mostrado para os presentes e a igreja, deixando todos impressionados.

O imperador acabou com uma tradição milenar quando logo depois de coroar sua esposa como imperatriz se auto coroou imperador, deixando o papa Pio VII apenas como um simples presente na ocasião, chocando as pessoas que assistiam à coroação e também as que ouviram a notícia minutos depois do ocorrido.

Muitos comentam que Napoleão estava apenas querendo atenção, mas está bastante aparente que o imperador estava apenas mostrando que não precisa da igreja para que seu reinado obtenha sucesso, querendo mostrar que seu poder como imperador é maior que o poder de Deus através da igreja.

Coroação de Josefina, quadro de Jacques-Louis David (detalhe)

Fonte:
Aula de história do professor Tito Lívio.

Por: Ana Gabriela Dantas Evangelista.